quinta-feira, 2 de junho de 2011

VAMOS DE...Torradas Francesas

A Deniza Gurgel, jornalista que escreveu aqui sobre Kangoo Jumps, volta com um texto super legal e interessante sobre Torradas Francesas! Divirtam-se!! 
Então, todo mundo já sabe que eu me aventurei nas botinhas de Kangoo Jumps. E o que você faz depois de queimar 800 calorias em 30 minutos?? Come para repor tudo de novo. E foi exatamente isso que eu e minhas amigas fizemos. Depois de uma árdua discussão, que chegou a cogitar um lanche no Mc. Donalds, resolvemos ir para a casa da minha vizi e tentar executar a receita das tradicionais Torradas Francesas da tia Cris (mãe da vizi, que estava viajando chiquérrima pela África do Sul).

Eu estava muito ansiosa para provar um prato legitimamente francês, mas já descobri que não foi nenhum habitante da terra da Torre Eiffel quem inventou o quitute. (Sim, eu pesquisei a história das torradas na internet. Totalmente psicótica! Rs).

Dizem as más (ou boas) línguas, que a pessoa que teve a brilhante idéia de lambuzar pão de forma em ovos e fritar foi uma moradora do Canadá por volta de 1790. Ela precisava de uma refeição rápida e nutritiva para seu marido e filhos que trabalhavam nos campos da cidade e assim, como uma inspiração divida, sonhou fazer uma “torrada francesa canadense 100% genuína”. Legal, né? Eu não tenho uns sonhos desses. Mas enfim, as torradas ganharam o nome de francesas porque naquela época era chic colocar nome estrangeiro nas comidinhas. De qualquer forma, mesmo não sendo originárias da França, as torradas são uma delícia de se comer fazendo biquinho e o melhor de tudo, são super fáceis de fazer.
No nosso pós-kangoo jumps nós preparamos a versão salgada do prato, que originalmente é doce, e mais parece a versão canadense da rabanada portuguesa (aquela que comemos no Natal, sabe?). Para fazer é fácil, você precisará de ovos, pão de forma e criatividade. Se quiser salgada, vai bater os ovinhos, colocar sal, salsinha, pimentinha, queijo ralado (ou qualquer outro temperinho que deseje). Se quiser doce, vai misturar aos ovos, açúcar, canela (ou qualquer outra iguaria que gostar).

Na nossa ida à cozinha fizemos as torradas com sal e salsinha. Eu bati os ovos, a Lívia fritou e a Vizi comeu. Rs. Foram 4 ovos batidos para 8 fatias de pão de forma. Para acompanhar passamos maionese e colocamos peito de peru! Ficou “dilíça”.
reprodução
O mais legal é que conversando com a tia Cris eu descobri que ela adaptou a receita do filme Kramer VS Kramer, clássico dos anos 80. Meryl Streep está linda interpretando Joana, e abandona filho e marido porque não aguentava mais a vida que levava. O marido Billy, interpretado por Dustin Hoffman, eterno galã de Hollywood, se vê numa fria ao tentar cuidar do filho sozinho. A cena das torradas é muito legal. Billy tenta preparar o café da manhã que o filhote Ted estava acostumado.

Acho que esse foi um dos primeiros filmes a tratar abertamente a questão do divórcio, guarda dos filhos e tals. Uma dica legal é fazer as torradas, alugar Kramer VS Kramer e sentar no sofá com as amigas para ver um drama clássico do cinema nem tão antigo assim. Fica a dica. Espero que gostem.
reprodução
Seguem as receitinhas!!! 

Receita doce (versão original):

8 fatias de pão de forma

2 ovos

½ xícara de leite

2 colheres de açúcar

1 pitada de sal

3 colheres de manteiga

*Modo de preparo:

Misture bem o leite com os ovos, o açúcar e o sal, passe rapidamente as fatias de pão nessa mistura e coloque para fritar em um frigideira com a manteiga, deixe dourar dos dois lados e sirva quente. Depois de fritas pode colocar um pouco de mel, geléias, ou mistura de açúcar e canela.

Receita Salgada (a nossa versão):

8 fatias de pão de forma

4 ovos

1 pitada de sal

Salsinha a gosto

Azeite de oliva.

*Modo de preparo:

Misture bem os ovos com o sal e a salsinha, passe rapidamente as fatias de pão nessa mistura e coloque para fritar em um frigideira com azeite, deixe dourar dos dois lados e sirva quente. Depois de fritas pode colocar maionese, peito de peru, queijo, patês em geral.

*Por Deniza Gurgel

Um comentário:

Anônimo disse...

Huuumm, que delícia!!