sexta-feira, 15 de julho de 2011

VAMOS DE...champagne

Chegou a tão esperada sexta-feira e o final de semana! E vocês já tem programação? Que tal reunir os amigos e tomar um prosecco beeem geladinho? O post de hoje traz dicas dessa bebida deliciosa e tão festiva. 

Pense numa data especial ou uma ocasião inesquecível. Pensou? Agora imagine que você possa escolher uma bebida para acompanhar esse momento. É fácil adivinhar que uma garrafa de espumante é sempre a eleita nessas horas. 



Para nós, qualquer momento de felicidade e lazer é motivo para abrir uma garrafinha de estrelas. E parece que não somos só nós. Segundo o site oficial da marca de champagne Moët & Chandon, a cada segundo é estourada uma garrafa da bebida no mundo inteiro. 


monge beneditino Dom Pérignon, que desenvolveu o método de vinificação da bebida chamado "método champenoise", resume tudo com uma simples frase: "Parece que estou bebendo estrelas". E aí, concordam? 


O espumante, prosecco e champagne são as bebidas preferidas de muitas pessoas. Vocês sabem a diferença entre elas? Leiam aqui...



Espumante é todo vinho que possui perlage (aquelas bolinhas que não param de subir na taça) e quando aberto produz espuma.A Espanha produz um espumante de altíssima qualidade, feito também pelo método champenoise. Assim como na França, a Espanha também possui sua denominação de origem, chamada Cava.




Prosecco é o nome da uva que produz este tipo de espumante. Por enquanto só encontramos Prosecco de qualidade na Itália (país de origem - região Vêneto, Di Valdobiadenne) e no Brasil. É um espumante produzido pelo método Charmat e sempre branco.


Champagne é o espumante da França produzido na região de Champagne, em Reims, a 145 Km a nordeste de Paris. Existem espumantes franceses que não são produzidos dentro dessa área, então não adquirem a apelação Champagne.


As melhoras garrafas

Boas marcas internacionais disponíveis nas prateleiras:
Moët & Chandon Brut Imperial; Cuvée Dom Pérignon; Taittinger; Pol Roger; Salon; Cuvée Lanson; Gosset; Piper-Heidsieck; Krug; Duval Leroy; Ruinart; Bollinger; Veuve Clicquot Ponsardin; La Grande Dame.
Entre os produtos nacionais, destacam-se:
Chandon, Dal Pizzoll, Cave Geisse, Miolo, Casa Valduga e De Greville. 


Tim Tim!! Viva a sexta-feira!

Um comentário:

Débora Cristina disse...

AdOrO ;) nada melhor que encontrar as amigas e tomar um bom champagne