quarta-feira, 19 de outubro de 2011

VAMOS DE... DONA IRENE

Aproveitando esse clima de inverno em plena primavera, essa semana o VAMOS DE subiu a serra, mais precisamente até Teresópolis, região Serrana do Rio e minha cidade natal. O Restaurante Dona Irene, especializado em culinária russa é parada obrigatória na cidade e vamos saber o porquê. 


 Restaurante Dona Irene: banquete russo


Dedo de Deus: cartão postal de Teresópolis 

Como boa teresopolitana que sou, frequento o restaurante há anos. No último final de semana, o meu pai nos convidou, a mim e meu marido para saborearmos o que chamo de verdadeiro banquete (adeus, dieta rs) e pensei logo em dividir essa dica com vocês porque realmente vale a visita.
 
 
O Restaurante Dona Irene foi fundado em 1964, pelo casal siberiano Mikhail Flegontovich Smolianikoff e Eupraxia Wladimirovna Smolianikoff, que ficaram conhecidos como Miguel e Dona Irene, respectivamente. Atualmente quem está a frente da cozinha é a Senhora Maria Emilia que aprendeu tudo com a amiga Dona Irene e o seu marido, Sr Hisbello que cuida também do restaurante. 


D. Maria Emilia e Sr. Hisbello: simpáticos e adoráveis

A culinária servida é a mesma da época em que Dona Irene e seu marido viveram na Rússia sob a dinastia Romanoff, seguindo o ritual usado pela aristrocacia de então, que dividia a refeição em 4 etapas.  Na primeira etapa servem-se os ZAKUSKIS (“pequenos bocados”) e consistem numa variedade de frios como o caviar, o arenque, o salmão, os patês, as saladas , entre outros. E para acompanhar a famosa vodka caseira, produzida artesanalmente e considerada a alma da refeição russa.


 Entradas 


Vodka caseira

Na segunda etapa, serve-se a sopa BORSCHT, cujo principal ingrediente é a beterraba acompanhada por pequenos pastéis, os PIROZHKIS. Em seguida, são servidos diversas entradas quentes, como asas de frango gratinada, panquecas de camarão, blonis, suflê de beringela e outras. 


sopa de beterraba


Pirozhkis para acompanhar a sopa
 
Os pratos principais são servidos na terceira etapa, escolhidos no ato da reserva. Entre as opções estão o frango à Kiev, o Varênique (típico da Ucrânia, são pastéis recheados de batatas e ervas, acompanhados de filé mignon e cebolinhas empanadas), o Pojarsky ( espécie de almôndega de frango) e o famoso Beef Stroganoff (o melhor que já experimentei). 


o famoso e delicioso Strogonofe de carne

Na quarta e última etapa são servidas as sobremesas, dentre as quais destacam-se a Charlotte Russa, o Supremo de Nozes com Chocolate e o Pavê de Pitanga. 




Um verdadeiro banquete, né?! E o melhor de tudo é que o atendimento é ótimo e o amibiente é familiar e aconchegante. Se puder, não perca a oportunidade de desfrutar de um dos melhores restaurantes russos do Brasil. 

Para reservar é só telefonar (0xx21 2742 2901) e no ato da reserva já são escolhidos os pratos principais. O   preço da refeição por pessoa é R$ 90,00, acrescido das bebidas e a taxa de serviço de 10%. 

Espero que tenham gostado. Um beijo e até semana que vem.
NA ZDAROVIA! Rs... 

Cíntia Lazary

Nenhum comentário: