quinta-feira, 12 de maio de 2011

VAMOS DE...entrevista com Erika Muniz

Oi, gente!

Hoje é quinta-feira, dia de entrevista aqui no blog!! Como já dissemos, o VAMOSDE não é exclusivo de assuntos relacionados a moda e beleza. Falamos de tudo que achamos interessante, bonito e que nos faz feliz! Como hoje estamos em clima de bebês, fizemos uma entrevista especial com a Erika Muniz, fotógrafa de nenéns. O trabalho dela é incrível e as fotos são maravilhosas! 

Nós do VAMOSDE conhecemos duas mamães queridas que já contrataram a Erika para fotografar seus filhotes e claro, elas amaram! Uma delas é a Renata Rio Preto, que cedeu fotos da sua filha muito linda, Sofia! Confiram logo abaixo da entrevista!! 

VAMOS DE...entrevista

O sono profundo, o sorriso angelical, a calma e a beleza de uma criança. Esses são apenas detalhes do que os cliques da fotógrafa Erika Muniz são capazes de captar. A jovem, de 22 anos, é publicitária e especializada em fotografia de bebês. Erika costuma fazer até 5 ensaios fotográficos por semana, com duração de até 3 horas. "Respeitamos o tempo da criança e suas vontades, pois é um momento muito especial", explica.

Tudo começou com uma máquina fotográfica Polaroid nas mãos. Foi assim o início da carreira da talentosa
Erika Muniz. A decisão de fotografar apenas bebês é justificada pelo amor que tem desde criança. "Sempre amei bebês e tirar fotos". A fotógrafa acaba de chegar de um curso em Fallbrook, na Califórnia, de Carrie Sandoval e Brittany Woodal, do estúdio "Baby As Art".  

Erika Muniz

- Quando e como começou a paixão pela fotografia?
Minha paixão pela fotografia começou quando eu ainda era criança. Desde pequena gosto de fotografar. Sempre quando meu aniversário se aproximava, eu já sabia o que pedir de presente para os meus pais: uma câmera fotográfica! 

- Como foi o seu primeiro contato com a máquina? Com que idade?
Aos 8 anos ganhei a minha primeira câmera, uma Polaroid. Era maravilhoso ver a foto se transformando em um pedacinho de "papel", ali, na minha frente. Foi assim que meu envolvimento com a fotografia foi crescendo.

- Quando você decidiu que essa paixão iria se tornar uma profissão?
No ensino médio sempre começamos a pensar qual será nossa profissão. É uma fase bem difícil, porque a responsabilidade é muito grande. Já pensei em fazer de tudo.. direito, serviço social e até nutrição. 
Foi no 3˚ ano do Ensino Médio que eu descobri a minha paixão pela fotografia, porque eu nunca tinha percebido que ela me acompanhava desde pequena. Viajei para o Araguaia com os meus pais para pescar e ao invés de pescar decidi fotografar tudo com a minha câmera portátil. Foi quando eu voltei de viagem que caiu a ficha, e pensei "é isso que eu gosto de fazer, fotografar!!" E foi assim que eu entrei para o curso de Publicidade, já pensando em me especializar em fotografia publicitária.

- Como foi a decisão de abrir um estúdio de fotografia? Quais foram os desafios?
Trabalho na residência dos clientes. Tenho um escritório para recebê-los. O meu maior desafio foi realizar as fotos de recém-nascidos ainda com poucos dias de vida. 

- Por que você decidiu fotografar bebês? O que esses momentos significam para você?
Sempre tive duas paixões, a fotografia e bebês. Adoro cuidar de bebês. Quando pequena, acompanhei a gestação das minhas tias e primas e quando os bebês nasciam eu queria ir de mala e cuia para a casa delas para ajudar a cuidar dos bebês. E cuidava mesmo, trocava frauda, dava mamadeira... fazia de tudo! 

Já tem algum tempo que acompanho o trabalho das fotógrafas Carrie Sandoval and Brittany Woodall do estúdio BABY AS ART, da Califórnia. Foi quando uma amiga minha teve um filho e resolvi fotografá-lo com 8 dias de vida. Depois de fazer as fotos tive certeza de que queria trabalhar com bebês e resolvi me especializar. Todo ensaio aprendo coisas novas com estes pequeninos. O que me encantou mais foi descobrir que todo bebê é especial, cada um tem o seu jeito, a sua personalidade. Tem aqueles bebês que sorriem o tempo todo, os mais sérios, aqueles que ficam prestando atenção em tudo, os mais agitados e aqueles bebês que são tudo isso junto! Cada um é do seu jeito, único!

- Como é sua rotina como fotógrafa? Quantos ensaios faz em média por semana?
Dou exclusividade aos meus clientes e agendo um ensaio por dia. Tenho uma média de 5 ensaios por semana. Sei que aquele ensaio é único para os pais do bebê e assim posso dar uma atenção especial para aquela sessão. Gosto de participar de todas as etapas, eu mesma faço a edição das fotos e cuido para que todas fiquem com a melhor qualidade possível.

- Como você produz as fotos? 
Para cada ensaio a ser realizado seleciono mantas, gorros, cestas, dentre outras peças, para serem utilizados na sessão fotográfica.

- De onde vem a inspiração para os cenários e roupas? As mães que escolhem ou você sugere?
Existe uma frase atribuída a Pablo Picasso que diz que criatividade é 90% transpiração e 10% inspiração, ou seja, é necessário fazer muita pesquisa, definir um conceito de trabalho e procurar meios de materializá-los. 
Para cada ensaio busco fazer uma composição diferente, e sugiro sempre a melhor opção que valorize o bebê. Por exemplo, cada sessão fotográfica tenho novas opções de gorros,  todos feitos por mim e pela minha mãe.

- Como você fotografa os bebês para que não chorem e fiquem calmos , como vemos em suas fotos?
Para que os bebês fiquem calmos e serenos é necessário que se respeite a sua rotina, o seu tempo, pois ele tem hora de mamar, trocar fralda. Por isso a duração média de cada sessão fotográfica de recém-nascido é de 3 horas.

- Você já expôs suas fotos? Pretende fazer novas exposições?
Minha primeira exposição foi na Universidade Católica de Brasília, em fevereiro de 2011. Claro, pretendo fazer muitas outras. 

- Como as mães e interessadas podem entrar em contato para conhecer o seu trabalho?
Twitter: @ErikaMunizPhoto, 
Telefone: (61) 3963-5882.



Sofia, filha da Renata!


Sofia com 8 dias!

divulgação

divulgação

divulgação

8 comentários:

Renata Rio Preto Junger disse...

Adorei a entrevista com a Érika.O trabalho dela é fantástico!!Recomendo para todas as mamães!!!

VAMOS DE disse...

Rê!! Que bom que gostou! Nada como ter alguma mamãe que conhece o trabalho dela para confirmar que vale a pena né?!
Beijos, cela!

Amanda Marques disse...

Gostei muito do trabalho desta fotógrafa de bebês - Erika Muniz. Mas gostaria de saber se ela só está disponível, no momento, para os 'clientes' bebês rsrsrs Porque minha irmã vai casar-se e pretende tirar umas fotos na casa dela com o futuro marido. Obrigada desde já! Beijinhos meninas do VAMOSDE :)

EVELYSE MODESTO disse...

SIMPLESMENTE APAIXONADA PELAS FOTOS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! QUERO FOTO ASSIM DOS MEUS CHUCRUTES !!!!!!!!

BiBi disse...

Ela realmente é OTIMA!!!
Adorei a entrevista!!
=]

Unknown disse...

as fotos são lindas, adorei!

Lydice disse...

Kákázinha, sua entrevista ficou linda!!!! Como seu trabalho deve ser gratificante ,pois os resultados são maravilhosos, muito sucesso,querida,beijos.

Anônimo disse...

Essa fotógrafa tem muito talento!
As fotos são leves, dá vontade de ficar vendo o dia inteiro...