quinta-feira, 19 de maio de 2011

VAMOS DE...MONA VIE

Oi gente!

Na entrevista de hoje vamos falar de uma bebida que pouca gente conhece, criada pela empresa americana MonaVie. Um amigo nosso conheceu o MonaVie Active, carro-chefe da empresa aqui no Brasil há pouco tempo. Achou uma delícia, comentou conosco e fomos descobrir tudo sobre a empresa e a bebida para contar aqui para vocês.

É uma novidade ainda para muitos, assim como foi para nós. Exatamente por isso, conversamos com o Diretor de Marketing da MonaVie, Eduardo Frayha. Estão curiosos? Então continuem lendo esse post!

VAMOS DE...entrevista 

A MonaVie é uma empresa nascida nos Estados Unidos, que atua no setor de vendas-diretas, no segmento de bebidas premium. Entre elas, está o MonaVie Active com colágeno, composto por 19 frutas, como acaí, cupuaçu, acerola, além do colágeno hidrolisado. Há 6 anos no mercado, já faturou mais de US$ 2 bilhões de dólares. No Brasil, conta com cerca de 40 mil distribuidores ativos, que chegam a faturar até R$ 50 mil por mês.

A empresa veio para o Brasil em 2006, onde criou o projeto social MORE, localizado no Rio de Janeiro, que beneficia as favelas da região, proporcionando a crianças e adultos menos favorecidos educação, alimentos, abrigo, vestimentas, carinho e, acima de tudo, esperança. 
Em entrevista para o VAMOSDE, o diretor de Marketing da empresa, Eduardo Frayha, explica sobre a MonaVie, os projetos sociais, benefícios da bebida e vantagens de ser um distribuidor.

Eduardo Frayha



VAMOSDE: O que é a MonaVie?
Eduardo Frayha: É uma multinacional americana que atua com venda-direta. Nasceu nos Estados Unidos, em Janeiro de 2005 e apesar de ser americana é essencialmente brasileira, pois o seu produto base é o acaí. Começou com uma bebida premium com mais de 19 frutas, onde o produto principal é o açaí, que tanto nós conhecemos. A MonaVie tem esse elo muito forte com o Brasil, especialmente com o Açaí, mas começou a expandir e conheceu o Cupuaçu, outra fruta típica do Norte,  o Camucamu, fruta rica em antioxidante. 

Quando chegou no Brasil?
Até que em janeiro de 2006, exatamente 1 ano depois, ela chegou ao Brasil e criou um projeto social em Niterói, que é o projeto MORE. São 9 projetos sociais que atende mais de 23 mil pessoas por mês, entre crianças e adolescentes, com escolas profissionalizantes. O objetivo é tentar retribuir ao Brasil, tudo o que a empresa conquistou por meio dessas frutas brasileiras.

Qual foi o primeiro produto da MonaVie?
Nos Estados Unidos foi o MonaVie oirginal, uma bebida rica em antioxidantes, a base de frutas. Em seguida, lançou o MonaVie Active que lá nos EUA tem um composto diferente do que o vendido no Brasil, que tem adição de colágeno. É um diferencial para o mercado. É uma empresa americana mas que também se aculturou e entende a necessidade do mercado brasileiro. A gente sabe que aqui no brasil o colágeno é muito notório e tem uma funcionalidade muito grande. 

Qual é o faturamento da empresa?

Podemos dizer que ao longo desses 6 anos, já faturou mais de 2 bilhões de dólares. A explicação desse faturamento seria o Açaí, que tem uma notoriedade grande no Brasil, mas em todos os outros países, ele é visto como uma fruta única, como o maior antioxidante do mundo pesquisado até hoje. A notoriedade e o valor agregado ao produto atravéz do plano de marketing da empresa e venda direta foram os dois grandes fatores que contribuíram para grande explosão.

Em que locais a MonaVie atua?
A MonaVie está em 17 países. O Brasil foi o segundo a receber a empresa. Ela começou no mercado americano, veio para o brasil e depois seguiu para expansão internacional. É muito comum começar no mercado americano, depois Europa e Ásia. No entanto, a MonaVie quis retribuir o brasilero, oferecendo a oportunidade de ser o pioneiro na expansão global. Além disso, o Brasil tem o 3º  maior mercado de vendas direta no mundo, confirmado pela Associação Brasileira de Vendas-Diretas (ABDV). Só em 2010, o setor faturou R$ 27 bilhões e tem tido um crescimento muito grande.

Qual o diferencial da MonaVie?
A empresa tem uma oportunidade 5 estrelas. São cinco grandes fatores que a fazem uma empresa única. O primeiro deles é o produto, com diferencial, valor agregado, pesquisa, além da ciência que existe por trá do produto. Essa é a maneira como a MonaVie se coloca. O segundo fator é o momento. A MonaVie nasceu em um momento de explosão de antioxidante e do acaí. Esse momento gerou uma oportunidade muito grande. O terceiro ponto é gestão, pois de nada adianta estar em um ótimo momento, se a gestão da empresa não propicia uma explosão grande. O outro fator fundamental é o projeto MORE. Essa é a razão do porque a MonaVie existir. A forma como retribui no Brasil e no mundo inteiro deu uma visibilidade muito grande para empresa. E por último o plano de marketing que é inovador, híbrido e possibilita um crescimento diferente.  

Por que vocês são um exemplo de empresa sócio-ambientalmente responsável?
A essencia da empresa está na relação com a Amazônia, no Açaí, Camucamu e colheita sustentável. Antigamente os ribeirinhos que la habitavam derrubavam a palmeira de açaí para vender a R$ 0,50. Hoje eles mantém a palmeira em pé para vender para a MonaVie. Uma coisa interessante que estamos fazendo é o reposicionamento desse produto. Nós vamos mudar a garrafa de vidro para embalagem tetrapak, que é um produto altamente reciclável e que tem impacto muito maior que o vidro. Já é uma iniciativa Brasil e já tivemos uma aceitação enorme.

Qual é o produto "carro-chefe" no Brasil?
É o MonaVie Active, composto pelas 19 frutas, rico em Vitamina C com colágeno hidrolizado e rica em antioxidante. A bebida é uma fonte muito grande de vitamina e colágeno.

Quem é o público-alvo? 
O público é amplo, temos desde empresário até pessoas que estão procurando uma renda única e primária. Atendemos todos os públicos. Muitos distribuidores tem a MonaVie como uma oportunidade para aumentar a renda, mas a grande maioria já passam a fazer da empresa uma oportunidade de renda primária. Porque eles vislumbram que podem conquistar coisas que o mercado tradicional não os ajudaria a conseguir. Nós temos um distribuidor que fez até a 6º série e hoje é um dos tops da empresa com ganhos acima de R$ 50 mil reais. No mercado tradicional dificilmente ele encontraria isso. 

Em que locais a MonaVie vende mais?
São Paulo, Mato Grosso, Distrito Federal, Goiás e Rio de Janeiro.

Quantos distribuidores tem no Brasil?
Aproxidamente 80 mil cadasrados. Mas existe um parâmetro para se falar em ativos, que são aqueles que fazem compras mensais na MonaVie. De ativos, temos entre 35 mil e 40 mil revendores.

Como se tornar um distribuidor?
Você só se torna distribuir através de outro. É o tradicional porta-a-porta. O caminho que se persegue é esse: a pessoa vai em uma reunião de oportunidade, faz a degustação dos produtos, conhece a empresa, torna-se distribuir e começa a repetir esse ciclo. Participa dos eventos corporativos da empresa, que oferece um suporte com eventos, onde ela visa treinar o revendedor.  Para começar, é preciso pagar uma taxa inicial de cadastro e fazer o pedido inicial. Uma vez que ele faz esse pedido, depende dele, começar a distribuir. O perfil dessa pessoa é alguém dinâmico, trabalhador e persistente.

Qual é a média de faturamento?
Depende muito da pessoa. Tem aqueles que começam com título básico, com R$ 400 reais por mês e tem aqueles que ultrapassam R$ 50 mil. Esses já são resultados do Brasil. 

Por que é importante ser da MonaVie?
É importante porque ela visa qualidade de vida e as pessoas procuram cada vez mais isso. Visa reconhecimento, estilo de vida e proporcionar aquilo que a grande massa procura e não encontra no mercado tradiconal, que é poder ter um pouquinho mais. É ter uma renda inicial extra que pode se tornar primária para que a pessoa realize todos os sonhos e seja bem sucedida na sua vida. 

Para saber mais sobre a MonaVie acesse o site aqui. 





Eduardo Frayha e distribuidores Rodrigo Seixas e Marcelo Serakides


Um comentário:

Fátima Carleial Cavaleiro disse...

Oi meninas!

Excelente a matéria sobre o Mona Vie Active, seja pela qualidade do produto, seja pela oportunidade de negócio.

Wanessa, parabéns pelo look!!!!!!!
A Pantalona deixa a mulher alta muito elegante. Eu adoro!

Beijos
Fátima Carleial Cavaleiro